Conforme a vacinação avança – e as aberturas de fronteiras também – brasileiros retiram da gaveta planos para viajar para Portugal, seja definitivamente para buscar melhores condições de trabalho e qualidade de vida, para férias ou ainda, a negócios. Em todos os casos, separamos um pouco do que deve ser feito para viajar de forma despreocupada.
Para viajar de férias
É muito simples, um passaporte brasileiro cuja validade seja de até 3 meses após a viagem e um comprovante de que viaja a turismo (principais: passagem de volta, reservas em hotéis, seguro de viagem internacional). Brasileiros podem ingressar em Portugal sem necessidade de vistos nesses casos e podem ficar até 90 dias na Europa. No entanto, após esse período, será necessário a retirada de um visto.
Outros casos: trabalho, cursos, residência temporária
Existem diversos casos de vistos temporários ou permanentes. Para cada tipo de visita e urgência, o site do Consulado de Portugal dá todos os esclarecimentos necessários de forma detalhada, e como as regras podem mudar a qualquer momento, vale dar uma olhada nesses pré-requisitos.
Em tempos de Pandemia
Portugal ainda exige, desde 2020 os seguintes protocolos para ingresso no país:
- Teste PCR negativo realizado até 72hs antes do embarque ou;
- Teste antígeno realizado 24hs antes do embarque.
Se você precisa de mais esclarecimentos e pacotes de viagem para Portugal, conte com a experiência da MUVe Viagens.